quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hoje é o Dia D em Jaboatão Centro

 A Prefeitura de Jaboatão, SESI e Rede Globo realizam, nesta quinta-feira (07/04), em Jaboatão Centro, o Dia D de combate à Dengue. Um verdadeiro mutirão social está sendo montado para combater o mosquito Aedes aegypti. Será um dia inteiro de serviços na área de saúde com oficinas, palestras e panfletagem. O objetivo é a mobilização do Poder Público com a participação da sociedade para o combate ao vetor da doença. A ação começa a partir das 8h.

O trabalho é de conscientização, tendo em vista que em períodos de chuva aumentam os casos de vítimas da doença. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos e Habitação está fazendo a limpeza de canais, recolhendo os entulhos onde o mosquito pode proliferar como pneus, garrafas, caixas, vasos e recipientes que possam acumular água. É importante que a população colabore com essa campanha preventiva, não deixando esses materiais expostos, a fim de evitar a proliferação do mosquito.

Segundo a agente de saúde, Sueli Correia, 52 agentes estarão nas ruas visitando as casas e orientando os moradores. “Estamos fazendo visitas periódicas, em todos os bairros da Regional 01, para inspecionar as cisternas e orientar as pessoas sobre como evitar focos do mosquito”, disse Sueli.

Para prevenir a proliferação: evitar água parada, manter cisternas, caixas d’água e reservatórios fechados, guardar garrafas emborcadas, pneus em locais que fiquem protegidos da chuva e limpar periodicamente as calhas do telhado.

Em 2010, o Centro de Vigilância Ambiental registrou, em todo o município, 2.054 casos de dengue clássica, 52 ocorrências de complicações e 21 casos de dengue hemorrágica. Os principais sintomas do vírus são: dor de cabeça intensa, dores nas articulações musculares e febre aguda. A Secretaria de Saúde alerta a população que, em caso de apresentarem um desses sintomas, comunicar ao órgão responsável e se dirigir ao hospital mais próximo. No caso da Regional 01 podem procurar o Hospital Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.