segunda-feira, 11 de abril de 2011

FDA permite venda de teste para diagnosticar dengue nos EUA


As autoridades sanitárias dos Estados Unidos autorizaram na última sexta-feira (08/04) a comercialização do primeiro teste para ajudar a diagnosticar a dengue.
O teste DENV Detect IgM Capture ELISA é capaz de detectar os anticorpos contra o vírus da dengue em amostras de sangue de pacientes com sintomas da doença com mais precisão do que os atuais, indicou a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos).
O diagnóstico da doença é complexo pois a resposta do anticorpo IgM contra o vírus não é detectável até um período de três e cinco dias depois da primeira febre. Ainda pode dar resultado negativo, apesar de a pessoa ter o vírus no sangue.
A novidade deste teste é a reação cruzada com outros vírus estreitamente relacionados como o vírus do Nilo Ocidental --um agente infeccioso que origina problemas neurológicos e que também é transmitido por um mosquito--, o que proporciona mais informações aos médicos para diagnosticar a doença com mais precisão. 

O teste, que conta com tecnologia patenteada pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), estará disponível para uso em laboratórios clínicos.
"Os casos de dengue e febre hemorrágica podem ser potencialmente mortais para as pessoas que não reconhecem os sintomas", advertiu Alberto Gutiérrez, diretor do escritório de dispositivos para diagnosticar doenças da FDA. 

Retirado do portal da Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.