quarta-feira, 23 de março de 2011

Teresina confirma o primeiro caso de dengue do tipo 4

A Fundação Municipal de Saúde confirmou no último dia 18/03 que Teresina tem o primeiro caso de dengue do tipo 4, conforme exames sorológicos confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O exame foi feito em laboratório de Fortaleza (CE), para onde foi enviado o material recolhido da vítima. A paciente é uma jovem de 17 anos, que foi internada em hospital da cidade, mas já recebeu alta.
Equipes da Gerência de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza levantamento do local e da área em que a jovem foi atacada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O presidente da FMS, médico Pedro Leopoldino, faz um alerta para que a população redobre os cuidados de prevenção  porque nenhum teresinense está imune a esse tipo de vírus. “Vamos notificar o caso ao Ministério da Saúde e esperar orientações sobre as medidas e os procedimentos de protocolo que devem ser adotados”, assinala.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a dengue com o sorotipo Denv-4 acomete 5,4% da população brasileira e estava concentrada apenas nos Estados de Roraima, Amazonas e Pará. Confirmado o caso em Teresina, o Piauí passa integrar essa lista. “Era apenas uma questão de tempo, porque o mosquito se prolifera de maneira assustadora e circula em todo o território nacional”, avalia o presidente da FMS, médico Pedro Leopoldino.
Revela a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, que a dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Alerta que as complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.
Quando infectado com o tipo 4 da doença, o paciente apresenta os mesmo sintomas: febre alta, dor no corpo, cefaléia, moleza no corpo.
Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.