segunda-feira, 21 de março de 2011

Site monitora casos de dengue através das redes sociais


Do Jornal da Band
http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000411764

Para ajudar a mapear a dengue no Brasil, pesquisadores de Minas Gerais rastreiam novos casos usando as redes sociais da internet. Este ano, 51 mortes pela doença já foram confirmadas no país.

A atualização é constante. Cada vez que a palavra dengue é mencionada em redes sociais como facebook e twitter, um site consegue rastrear a cidade de onde partiu o comentário. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e vai ajudar a monitorar casos e focos do mosquito transmissor da dengue que não são identificados no trabalho feito pelos agentes de saúde.

O serviço também é capaz de colher dados de qualquer parte do mundo. Na tela do computador é possível verificar, por exemplo, conversas online sobre o assunto em tempo real.

Dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde mostram que o número de casos da doença em 2011 caiu 37% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas a situação ainda é preocupante. São mais de 150 mil casos em todo o país. A região norte é a mais afetada. Em seguida vem o sudeste, nordeste, centro-oeste e sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.