quarta-feira, 23 de março de 2011

Bahia confirma dois casos de dengue tipo 4

Vírus voltou a circular no país após 28 anos e já chega a cinco Estados

O governo da Bahia confirmou ontem (22/03) dois casos de dengue tipo 4 em Salvador, capital do Estado. Com isso, a Bahia se torna o quinto Estado a registrar esse tipo de vírus - Roraima, Amazonas, Pará e Piauí também confirmaram casos da doença.
De acordo com a Sesab (Secretaria Estadual de Saúde), os dois casos foram identificados em homens, um de 27 e outro de 30 anos. Eles receberam atendimento e passam bem. Ambos contraíram a doença em fevereiro, nos bairros de Tancredo Neves e Brotas. A Sesab informou que intensificou as ações de saúde para evitar que o vírus tipo 4 da dengue se espalhe no Estado.
Esse tipo de vírus não era registrado há 28 anos no Brasil, mas voltou a circular em agosto do ano passado. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.
Os tipos mais comuns de dengue no país são o 1, 2 e 3. Os sintomas das quatro variações são os mesmos, como dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é o mesmo: repousar, hidratar-se bem e não tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, que, por ter efeito anticoagulante, pode provocar sangramentos.
Além da Bahia, Roraima já confirmou 12 casos de dengue tipo 4, o Amazonas registrou ao menos dois, enquanto Pará e Piauí confirmaram um caso dessa variação do vírus.
Segundo o chefe de gabinete da Sesab, Washington Couto, não é possível determinar como o novo vírus entrou no Estado.
- Com a dinâmica da vida moderna, onde há grande circulação de pessoas, as barreiras epidemiológicas não dão conta de evitar a chegada da dengue. O vírus vem dentro do corpo, muitas vezes sem sintoma aparente, e se espalha com o mosquito. O importante é que identificamos rapidamente a ocorrência na Bahia e estamos agindo para controlar a DENV4.
 fonte: http://noticias.r7.com/saude/noticias/bahia-confirma-dois-casos-de-dengue-tipo-4-20110322.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.