terça-feira, 15 de março de 2011

Especialista mundial em dengue defende atuação da atenção básica

 O que evita os óbitos por dengue é a articulação entre a atenção básica e o pronto atendimento dos pacientes nos serviços de saúde. A afirmação é do médico cubano Eric Martinez, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), um dos maiores especialistas do mundo em dengue.

Eric Martinez está em Fortaleza para participar, até sexta-feira, 18, da semana de atualização em dengue para o reforço da capacitação dos profissionais de saúde e da organização dos serviços de saúde para a assistência aos pacientes com dengue.

Eric Martinez apontou como fundamentos necessários ao enfrentamento do surto de dengue um bom nível de cobertura da atenção básica, a confiança da população nos serviços de saúde e a resolutividade da assistência aos pacientes. Na atenção básica, recomendou o consultor da OPAS, as equipes de saúde da família devem ser responsáveis pela prevenção dos sinais de alarme, que caracterizam o agravamento da doença e podem levar à morte do paciente. Segundo ele, hoje ser moderno no tratamento da dengue é investir na atenção básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.