terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Pastores e líderes religiosos são convidados a integrar a luta contra o Aedes aegypti em Jaboatão

Jaboatão dos Guararapes quer fortalecer e aumentar o exército que está nas ruas combatendo o Aedes aegypti. E por isso, tem buscado dialogar com vários setores da sociedade. Nesta segunda-feira (14), representantes do Governo Municipal se reuniram com pastores e líderes religiosos na Igreja Batista da Batalha, em Prazeres, para traçar um plano de ação envolvendo as igrejas nesta batalha.
 
"80% dos focos de dengue estão dentro de nossas casas, a luta à favor da Saúde não é de um ou de outro grupo isolado. Precisamos nos conscientizar que esta é uma luta de todos", explicou a secretária Executiva de Promoção à Saúde, Gessyane Paulino.
 
O Governo Municipal está investindo aproximadamente R$ 571 mil, em diversas ações que serão desempenhadas durante todo o mês de dezembro. Embora ainda não seja confirmada a relação entre a microcefalia e uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, todas as áreas de risco e vulnerabilidade do município estão sendo monitoradas.
 
Para auxiliar este monitoramento, um dos investimentos foi a contratação de drones que já estão em ação na cidade, sobrevoando locais de difícil acesso e terrenos baldios. Além disso, 400 mudas de uma espécie de planta repelente (Nin) serão plantadas nas áreas endêmicas, 295 ovitrampas (armadilhas para pegar ovos do mosquito) serão instaladas, 830 profissionais serão capacitados, cada microrregional terá 50 voluntários e, através da lei 1245/2015, já sancionada pelo prefeito Elias Gomes, os agentes poderão realizar intervenções em terrenos e propriedades fechadas e/ou abandonadas.
 
Além de todas estas iniciativas, o prefeito Elias Gomes assinou decreto convocando todos os 1.200 funcionários comissionados do município a integrar as atividades de combate ao mosquito na cidade. A decisão ocorreu levando em consideração a gravidade do problema e a necessidade de envolver o maior contingente possível de pessoas no processo de visita às residências e conscientização da população.
 
O objetivo destas iniciativas é envolver toda a cidade na redução ou extinção dos números de criadouros na cidade. A Secretaria Executiva de Promoção da Saúde registrou neste ano 7.245 casos notificados de dengue, 30 notificados de chikungunya e 09 da zika, tendo sido confirmados, respectivamente, 432, 7 e 1 casos de cada uma das doenças. Nos últimos dias, tem se especulado uma possível relação entre a zika e os casos de microcefalia que levaram o Estado a declarar estado de emergência. Em Jaboatão dos Guararapes, há registros de 40 desses casos em processo de investigação, mas nenhum foi confirmado ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.