quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Drones começam a captar imagens de possíveis focos de dengue

Olhando assim, à primeira vista, parece brincadeira de criança. Mas o assunto é sério: os drones que cortaram o céu do Curado IV na manhã de ontem tem um papel fundamental no combate aos focos de infestação do mosquito Aedes aegypti. Com uma câmera acoplada, as cinco unidades alugadas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes por 15 dias, irão captar imagens aéreas das áreas com maior índice de infestação predial, ajudando a detectar nos imóveis situações de risco como lonas cobertas de água, caixas de água destampadas, piscinas abandonadas, etc.


A iniciativa é pioneira no nordeste e teve início na manhã da última quarta-feira (9). “Essa filmagem vai possibilitar que a gente, ao enxergar os imóveis que apresentam potencial risco de infestação, a gente possa fazer uma atuação junto com os agentes de endemias para debelar aquele foco ou destruir aquele local que tem potencial de se transformar em foco do Aedes aegypti”, explicou a secretária Executiva de Promoção à Saúde, Gessyane Vale Paulino. 

Os drones atuarão durante quatro horas diárias. Ao final de cada dia, as imagens captadas serão descarregadas e encaminhadas para a administração municipal, que irá analisar os pontos mais críticos e encaminhar, no prazo de 24 horas, agentes de endemias para uma intervenção no local. O investimento no aluguel dos equipamentos foi de 37 mil reais.

Paralelamente a esta ação, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de outras atividades para “apertar o cerco” contra o mosquito. Somente e 2015, Jaboatão já contabiliza 432 casos confirmados de dengue, 7 casos confirmados de chikungunya e 1 caso de zica. Além disso, há 40 casos notificados como suspeitos de microcefalia, que ainda não foram confirmados.
Uma das prioridades da gestão é envolver a população nesta luta, já que a maior parte dos focos encontra-se dentro de imóveis particulares. “A dengue não é uma questão de governo e não vai ser resolvida por decreto. É o dever e a tarefa de todas as pessoas, que devem ser mobilizadas. Na próxima sexta-feira, por exemplo, nós vamos parar todas as escolas, as crianças e professores vão visitar as comunidades, para fazer conscientização”, afirmou o prefeito Elias Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.