segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Socorro recebe primeira ação da Campanha de combate à dengue


Centenas de estudantes da rede pública de ensino comparecem na manhã desta quinta-feira (21/02) ao Espaço Criança Esperança, no bairro de Socorro, Regional Jaboatão Centro para o inicio da campanha municipal de combate à dengue, intitulada “Dia D”.  De acordo com a secretária de Saúde do município, Gessyane Paulino, responsável por fazer a abertura do evento, o objetivo da atividade é reduzir consideravelmente o índice de manifestação da doença na cidade. 
“A informação é uma importante ferramenta no combate ao mosquito. Por isso, ao sairmos daqui, seremos responsáveis por conversar com amigos e vizinhos sobre as maneiras de se prevenir a dengue”, afirmou a secretária aos alunos, que após o discurso da gestora, assistiram uma apresentação teatral com foco na doença. Após o espetáculo de teatro, 60 agentes de endemia ligados a Prefeitura iniciaram uma caminhada em direção as residências da localidade para, através de panfletos e do dialogo, orientar a população local sobre os métodos preventivos. 
Rodrigo Benjamim, um dos responsáveis pelos estudantes da Escola Estadual Benjamim Constant, destacou o interesse dos alunos pelo novo tipo de aprendizado. “Eles tem participado, interagido bastante com os nossos educadores, e, como criança é sempre mais disciplinada do que os adultos, multiplicado as informações recém-obtidas”, destacou. “Gostei muito, principalmente do teatro. É muito bom, pois aprendemos sobre a dengue de uma maneira divertida”, descreveu Nicolas Passos de Lima, 11, aluno da mesma unidade educacionalBenjamim Constant
Paralelamente a iniciativa, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos coordenará a ação de mutirão e recolhimento de recipientes que acumulam água e não são mais úteis à população, a exemplo de pneus, latas, dentre outros. Agentes da limpeza urbana farão a coleta desse material, que será encaminhado ao local adequado. “Assim esperamos eliminar potenciais criadouros do mosquito nessas áreas de risco”, afirmou a coordenadora de Vigilância e Controle da Dengue de Jaboatão, Elizabeth Jerônimo.  
A partir das próximas ações, que chegará a todas as Regionais Administrativas do município, será agregado o reforço do exercito, que destinará um efetivo de 40 soldados do 14º Batalhão de Infantaria Motorizada (14º BI Mtz) - Regimento Guararapes para auxiliar nas atividades. Todos os militares passaram por uma capacitação com agentes da saúde da Prefeitura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.