sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Jaboatão apresenta ações de combate e prevenção à dengue


A dengue pode matar. Por isso, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes apresentou nesta quinta-feira (24/01) o calendário das primeiras ações que irão desenvolver em todo o município, afim de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti e, com isso, diminuir os casos da doença. A apresentação foi realizada no auditório da sede do Governo Municipal, em Prazeres, e contou com a participação de secretários municipais e dos gerentes das sete Regionais.

“Pretendemos realizar ações envolvendo as escolas, as secretarias de Serviços Urbanos, Mulher, Mobilização , Regionais e Educação. Além disso, nosso intuito é envolver toda a população para combater o mosquito. Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Então, é preciso um trabalho de conscientização para que as pessoas abram as portas e possamos diminuir os focos e ,consequentemente, os casos da doença. Para se ter uma ideia, ano passado, em todos os ‘Dia D’ foram retiradas 12 toneladas de lixo, que estavam criando focos do Aedes”, ponderou Gessyanne Vale Paulino, secretária de Saúde do município.

Gessyanne ainda explicou como é feito o controle das infestações. “A cada dois meses fazemos uma pesquisa em todo o Jaboatão. Nela é possível detectar todos os pontos de risco, desde os menos graves, até os que estão a ponto de se tornar uma epidemia. A partir daí, conseguimos fazer um controle mais efetivo e direto”, informou.

Segundo Fabiane Menezes, gerente de Vigilância em Saúde, os dados da doença no município trazem resultados positivos, que precisam ser mantidos. “Em 2008 tivemos oito mortes por dengue, já em 2012 conseguimos reduzir esse número para quatro. A meta é não termos mais nenhuma morte por esta doença no município. Em relações aos casos, em 2012 registramos 5.147 casos suspeitos, com 1.763  confirmados da dengue clássica e 207 casos suspeitos de hemorrágica, com 4 confirmados”, disse.

“Esse período é bem propício para a reprodução do mosquito. Em todo o tempo está chovendo e fazendo sol. A umidade está elevada. Por isso, a importância de começarmos agora após o período de Carnaval, para que os casos diminuam e possamos ter êxito, como no ano passado. Em 2012 também ganhamos o prêmio na 12ª Mostra Nacional de Experiências bem sucedidas em Epidemiologia, com um trabalho integrado que nos levou a reduzir os casos consideravelmente”, disse Fabiane Menezes.

DIA D – Além das ações, que vão envolver as secretarias de Serviços Urbanos, Mulher, Mobilização , Regionais e Educação, uma das estratégias será o Dia D, que já tem data para acontecer nas sete Regionais. Durante todo o dia a comunidade vai receber ações de limpeza, palestras, apresentações de teatro, música, visita nas casas, em parceria com o Exército, caminhada e panfletagem.

Datas:
21/02, em Socorro;
28/02, em Sucupira;
07/03, no Curado;
14/03, em Muribeca;
21/03, em Prazeres;
28/03, Piedade;
04/04, em Guararapes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.