quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Estados brasileiros em alerta para conter o avanço da dengue


A queda significativa do número de casos de dengue no panorama nacional — de 15.688 para 5.496, se comparadas as duas primeiras semanas de janeiro de 2012 e 2013, respectivamente — não reflete a situação de dois estados atualmente conflagrados pela doença.
No Mato Grosso do Sul, a quantidade de notificações, no mesmo período, subiu de 196 para 2.277, de acordo com o Ministério da Saúde. Dados mais recentes das autoridades sul-mato-grossenses, porém, mostram que o quadro vem se agravando a cada dia. Até a última segunda-feira, só Campo Grande havia registrado 9.646 casos, levando a prefeitura a decretar estado de emergência.
O Paraná já fez 475 notificações, contra 73 no mesmo período do ano passado, e tem cinco municípios em epidemia. No Distrito Federal, foram registrados 17 casos neste ano, em comparação com 64, no período anterior — uma queda de mais de 30%.
Não por acaso, as duas unidades da Federação registraram as três mortes por dengue em 2013. A circulação do sorotipo 4 do vírus, registrado pela primeira vez no Paraná este ano, é o que mais preocupa.
“É um tipo que circulou no país no princípio da década de 1980, depois ficou ausente, mantendo-se mais nas Guianas e na América Central. Há cerca de dois anos, ressurgiu. Em termos clínicos, pouco se difere dos outros, o problema é que, como há muita gente que nunca teve esse tipo, o número de casos tende a aumentar com a sua presença”, explica Dalcy Albuquerque Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical no Distrito Federal.
Ele afirma que o risco aumenta com a repetição da doença. “Por reações imunológicas, o paciente, ao ter pela segunda vez, fica mais suscetível a desenvolver o tipo hemorrágico da dengue.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.