quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Saúde antecipa plano de alerta para a dengue em Pernambuco

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco antecipou o Plano de Ação para Prevenção e Controle da Dengue 2013, com investimento de R$ 5,8 milhões, além de R$ 6 milhões em repasses do Ministério da Saúde. A intenção é diminuir as mortes causadas pela doença. Neste ano, até o mês de outubro, foram confirmadas 20 mortes em todo o Estado, número menor que o ano passado quando 54 pessoas chegaram a óbito.
Ao contrário do número de mortes, o de casos confirmados teve um aumento de 77,20%. Em 2011, foram 14.303 casos, enquanto este ano, 24.613, dos quais 185 eram graves. Ano passado o número de casos graves foi 644.

"Temos que impedir que os pernambucanos morram de dengue já que, de contrair, ainda não é possível", declarou o secretário. Dessa forma, o plano de combate à doença vai atuar, principalmente, tentando diminuir a sua letalidade. "O plano tem dois eixos: o monitoramento dos casos e o preparo da rede de saúde para atender aos pacientes quando já estiverem doentes", explica a diretora de controle epidemiológico da SES, Rosilene Hans.
O secretário disse que o combate à dengue deve ser feito em ação conjunta entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS). Os pernambucanos estão sendo orientados para verificar o entorno de suas casas, evitando acumular água parada, por onde o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, se prolifera. Para chamar atenção para a campanha, foram chamados jogadores que representassem os três principais times: Magrão (Sport), Renatinho (Santa Cruz) e Kuki (Náutico).

LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.