quarta-feira, 2 de maio de 2012

CIn entra no combate a doenças tropicais

Projeto elaborado em parceria com a Universidade de Freiburg, na Alemanha, reúne informações sobre males como dengue e leishmaniose para subsidiar políticas públicas 

 

Elaborar uma plataforma que, além de atuar como especialista em doenças tropicais, também sirva de apoio à elaboração de políticas públicas no combate a enfermidades como doença de Chagas, dengue e leishmaniose. Esse é o objetivo do projeto Ontologias para doenças tropicais negligenciadas, desenvolvido pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a Universidade de Freiburg, na Alemanha.
As pesquisas entre os dois centros começaram em 2008 através da parceria entre o CIn, o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE) e a Universidade de Freiburg, financiadas pela agência espacial alemã Deutsche Luft-und Raumfahrt (DLR).
Segundo o pesquisador sênior da Universidade de Freiburg Daniel Schober, a ideia é tratar as doenças de forma mais pontual e eficaz. Para isso, a plataforma acessa dados de saúde pública e checa se as informações estão corretas de acordo com a detalhada descrição das doenças nas ontologias.
Dessa maneira, padrões de enfermidades podem ser descobertos e monitorados mais facilmente. De acordo com o professor adjunto do CIn e coordenador brasileiro do projeto, Fred Freitas, a secretaria de Saúde do Estado já se mostrou interessada em conhecer mais sobre a plataforma.
A equipe brasileira é formada também pelas professoras do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Zulma Medeiros e do CIn Bernadette Lóscio, além dos mestrandos Rafael Barros e Roberta Fernandes e do doutorando Felipe Santana.

Fonte: JCONLINE

Jessica Souza 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.