terça-feira, 29 de maio de 2012

Dengue: saiba quais são os mitos e como prevenir

O número e a gravidade dos casos de dengue cada vez assustam mais os brasileiros. Ainda que os cidadãos saibam como prevenir a doença, é importante frisar os cuidados para que não haja mais epidemias e mortes.
Além de prevenir, também é importante desmistificar boatos e pensamentos equivocados com relação à doença e ao mosquito transmissor, Aedes Aegypti.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 1.083 casos graves de dengue e 74 mortes pela doença foram confirmados nos primeiros quatro meses de 2012. No mesmo período, foram contabilizados 286.011 casos da doença em todo o país. Ainda conforme o levantamento do órgão, os estados que mais apresentam notificações de dengue são: Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre a doença, mitos e cuidados, o consultor da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas (ABCVP), Jair Rosa Duarte, que chamou a atenção para o comportamento da população na prevenção da doença.
- Quais são os principais cuidados que as pessoas devem ter para afastar o mosquito da dengue? 
Os principais cuidados para afastar o mosquito da dengue é não permitir que existam condições de proliferação do mosquito na sua casa e nas vizinhanças. O Aedes aegypti prolifera preferencialmente  em recipientes artificiais. É um mosquito que não coloca seus ovos na superfície da água. Os ovos são colados a alguns milímetros acima da superfície da água. Os ovos precisam passar por um período de dessecação para qual as larvas se desenvolvam.
- Quais são os focos dos mosquitos?
É importante não ter recipientes artificiais com garrafas, pneus e estruturas desses tipos que possam acumular água, Em depósitos decorativos com água deve ser feita uma limpeza semanal com o cuidado de fazer uma raspagem acima do nível da água para destruir os ovos que estejam ali aderidos. É aconselhável que se fala duas inspeções por semana eliminando depósitos artificiai que possa acumular água.
- Como se proteger?
O ideal é que a família se reúna, incluindo as crianças para definir tarefas de duas inspeções por semana no domicilio e no peridomicílio. É importante incluir vizinhos quando possível  ou conversar com eles para que adotem esses procedimentos. Os vasos de plantas devem ter seus suportes protegidos com areia para não disponibilizar água para os mosquitos. As bromélias devem ter toda água trocada semanalmente.
- Quais são os principais tipos de mosquitos?
O de maior proliferação nas áreas urbanas é o Culex quinquefasciatus, que prolifera em águas de maior conteúdo de matéria orgânica representados por rios  assoreados, obras com alagamentos, etc. Voa depois do crepúsculo vespertino invadindo as casas para obter o sangue essencial a sua proliferação. Fica abrigado no interior da casa digerindo o sangue e "engravidando"! Um ou dois dias depois voa de volta para seu local de proliferação para colocar seus ovos . Atualmente oferece o perigo de transmitir o Virus do Nilo Ocidental. A espécie vem se distribuindo no mundo e que já chegou ao Brasil, em Mato Grosso, através de aves migratórias .
- Que 'graus' ou 'níveis' têm a doença?
O diagnóstico correto no inicio dos sintomas e tratamento ADEQUADO, que pode se resumir a uma hidratação venosa para um tratamento continuado podem eliminar a doença. A dengue hemorrágica pode ocorrer em uma primeira infecção mas é mais comum ocorrer com infecções sucessivas de diferentes tipos de dengue, 1,2, 3 e 4. Uma infecção inicial mantem um bloqueio de curto prazo a infecções por outros sorotipos.
MITOS
- Existem mitos sobre o mosquito da dengue?
Sim . Afirma-se que a doença não é transmitida à noite, só durante o dia. Isso não é verdade. Apesar do Aedes Aegypti ter atividade diurna os mosquitos que infestam uma casa e que se abrigam sob móveis e mesas, aqueles famosos por serem perturbados pelo movimento das pessoas, fato comum quando as pessoas chegam à noite do trabalho, os mosquitos picam ativamente e, estando infectados, transmitirão a dengue.
- É verdade que o mosquito da dengue não voa tão alto e costuma picar durante o dia?
Realmente o Aedes aegypti voa baixinho, mas para conseguir picar uma fonte de sangue humano pode voar mais alto para alcançá-la.
- Uma pessoa que já tenha contraído a doença, é mais fácil que tenha dengue novamente?
Repetindo a última resposta: A dengue hemorrágica pode ocorrer em uma primeira infecção mas é mais comum ocorrer com infecções sucessivas de diferentes tipos de dengue. É interessante lembrar que o dengue é uma doença auto imune, isto é, a pessoa fica imune ao sorotipo que a infectou por um longo período mas não aos outros sorotipos em circulação ou em recirculação após longos períodos.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/172200+dengue+saiba+quais+sao+os+mitos+e+como+prevenir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.