segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dengue pode ter vacina até 2015, garante laboratório francês

Uma nova vacina pode evitar os casos de dengue, doença tropical responsável por mais de 20 mil mortes todos os anos. Dois grandes laboratórios farmacêuticos estão na corrida para desenvolver o que poderá ser a solução contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

São positivos os primeiros resultados obtidos pelo grupo francês Sanofi Pasteur. "É a primeira vez que se chega a essa etapa clínica", garante o porta-voz do laboratório, Benoit Rungeard. "A pesquisa para uma vacina começou há mais de 60 anos e há 20 anos que nós trabalhamos nisso".
Testes vem sendo realizados com crianças e adolescentes desde o segundo semestre de 2010 no estado do Espírito Santo e devem durar três anos. A região brasileira foi selecionada pelo índice de doentes. De acordo com informações do laboratório, os participantes são voluntários e sabem que participam dos testes. São comparados os resultados de grupos que receberam e grupos que não receberam a vacina. Esses ensaios clínicos são autorizados pelo Ministério da Saúde e acompanhados por equipes médicas locais.

As primeiras aplicações da substância começaram a ser realizadas em 2009, em Bangcoc, na Tailândia, com quatro mil crianças. O controle de eficácia inclui experimentações ainda em outros 15 países, nas zonas mais atingidas da Ásia e América Latina.

LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.