quarta-feira, 29 de junho de 2016

Aumentam os casos confirmados de zika em PE

Em uma semana, o número de casos confirmados de zika em Pernambuco mais do que quintuplicou. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça (28), o Estado já soma 120 casos da arbovirose. Nas últimas oito semanas, o número havia estacionado em 23 confirmações.

As notificações da doença também aumentaram, mas em menor proporção: atualmente, foram notificados 10.467 casos, 20 a mais do que na semana anterior. De acordo com o documento divulgado pela pasta, ainda foram feitos 272 descartes de possíveis casos da enfermidade.
De acordo com o diretor de controle de doenças e agravos da SES, George Dimeck, o aumento repentino no número de confirmações deve-se ao atraso no envio das informações pelos laboratórios responsáveis pelos exames. “A demanda é muito maior do que a capacidade de análise não só a nível estadual, mas também nacional. Muitos dos casos já foram processados pelos laboratórios, mas foram inseridos no sistema de uma única vez”, explica.
Em Pernambuco, os exames para a confirmação do vírus são feitos no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) e no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. O Instituto Evandro Chagas, no Pará, também é responsável pela confirmação de casos. “Cada um desses laboratórios é responsável por um tipo específico de análise e, por isso, o número maior de casos em relação à semana passada foi confirmado em pacientes gestantes, crianças ou até mesmo em pessoas fora do grupo de risco”, comenta Dimeck.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.