sexta-feira, 12 de junho de 2015

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, descarta vacina contra a dengue para o próximo verão

Em audiência pública no Senado, o ministro classificou de absolutamente infundadas as informações de que o país terá uma vacina contra a dengue disponível já para o próximo verão. "Prometer uma vacina que não chegará só desarma a população", argumentou.
Chioro lembrou que nenhum dos laboratórios que desenvolvem vacinas contra a dengue tem capacidade de produção para dar conta da demanda. "Só vamos incorporar ao SUS [Sistema Único de Saúde] uma vacina efetiva, segura e que tenha um custo capaz de ser sustentado", afirmou Arthur Chioro.
Outro problema avaliado pelo ministro é que a vacina da Sanofir Pasteur, se aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), exige a aplicação de três doses ao longo do período de um ano para imunizar a população contra a dengue e não poderá ser usada em crianças e idosos.

A Sanofi Pasteur informou à Agência Brasil que a vacina desenvolvida pelo laboratório tem eficácia de 95% na redução de casos graves de dengue, que são as formas que podem levar o paciente à morte.
Segundo a Sanofi Pasteur, os testes foram feitos com sucesso em pessoas de dois a 60 anos de idade. O laboratório destacou que quem decidirá o grupo que poderá ser vacinado é a agência reguladora, no caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacina da Sanofi foi a primeira no mundo a ter os estudos concluídos. Desde março, o laboratório entrou com pedido de registro na Anvisa para poder comercializar a vacina no país.

LEIA MAIS - AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.