segunda-feira, 15 de junho de 2015

Conheça o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue

Apesar de os casos de dengue no Brasil terem diminuído, segundo boletim divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, os cuidados para evitar que o mosquito volte a se proliferar devem continuar. Mas, para ajudar no combate à doença, é importante que a população conheça o mosquito transmissor.
O Aedes aegypti foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, e naquela época, se chamava Culex aegypti (mosquito egípcio). Apenas em 1818, ele recebeu o gênero Aedes. As teorias mais aceitas indicam que o inseto de cor preta com manchas brancas se disseminou na África e chegou ao Brasil e a outros países pelas embarcações que traziam escravos.

Em 1955, o mosquito chegou a ser erradicado do País, que foi considerado livre do vetor pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas como ele ainda existia em países como Venezuela, Estados Unidos, Guianas e Suriname, houve a reintrodução do Aedes no fim de década de 1960. À época, o que impulsionou a erradicação do mosquito no Brasil foi o fato de ele transmitir a febre amarela urbana.
Ao contrário do que muitos pensam, não são todos os Aedes aegypti que transmitem a doença. Como o mosquito suga o sangue humano para produzir ovos, apenas as fêmeas infectivas podem passar, neste processo, a doença para um humano. Os machos também podem picar, ocasionalmente, mas sua alimentação é composta de néctar e seiva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.