quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dengue Jaboatão participa da Capacitação para implantação do SISPNCD


Nos dias 15 a 17 de maio,  profissionais, Coordenador do programa da dengue e suporte técnico do SISFAD, dos municípios da 1ª Regional de Saúde do Estado de Pernambuco, participam do treinamento do novo sistema de informação da DENGUE, através da Coordenação Estadual. 

O SISPNCD será utilizado para acompanhar os trabalhos dos agentes de endemias. Com ele, o Estado pretende obter informações sobre as áreas de maior risco de transmissão da dengue para melhor direcionar os trabalhos das equipes.

O Sisfad está em processo de aperfeiçoamento, vem sendo reestruturado na plataforma Windows (nos moldes do sistema atualmente em uso para malária) e sua denominação será substituída para SisPNCD – Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue. A nova versão terá informações complementares, dentre elas: 

» Cadastro de Pontos Estratégicos, veículos (UBV), armadilhas, áreas e microáreas, 

» Cadastro de recursos humanos, com informações apenas dos quantitativos de agentes, supervisores, motoristas, laboratorista, entre outros;

» Relatórios de consumo de inseticida nas atividades de rotina (visita casa a casa) e emergenciais; 

» Utilização do Sisloc com vistas à organização e atualização na base de localidades; 

» Programação dos ciclos de atividades de aplicação de Ultra baixo Volume (UBV).

O SisPNCD apresentará o módulo local ou municipal e módulo web. O módulo local terá três níveis de acesso: administrador, digitador e gerente. O módulo web apresentará níveis de acesso municipal, estadual e federal.

O fluxo de envio das informações para o nível estadual e federal será realizado semanalmente. Ao fim da digitação dos dados semanais, o município deverá gerar lotes de dados e em seguida enviá-los por intermédio do SisNET (programa de envio dos dados). Após esse procedimento, o SisPNCD módulo web receberá as informações que serão automaticamente disponibilizadas para os níveis federal e estadual no mesmo instante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.