sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Jaboatão capacita agentes de combate a endemias


O mosquito transmissor da dengue não descansa nenhum minuto. Diante disso, a população deve estar sempre atenta para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.  A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que também está em alerta, promoveu uma Capacitação e Atualização em Controle Vetorial da Dengue para os agentes de combate a endemias do município. O curso se iniciou na última segunda-feira (30/07) e terminou nesta quinta (02/08).  
De acordo com Fabianni Meneses, gerente de Vigilância de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, esses agentes são grandes aliados para o combate ao mosquito. “São eles que fazem a visitação domiciliar, ou seja, são esses agentes que estão diariamente em contato com a população, tirando dúvidas, dando as orientações necessárias e até fazendo encaminhamentos”, afirmou a Fabianni. 
Ainda de acordo com a Gerência de Vigilância de Saúde, cerca de 250 agentes receberam a capacitação. Para Niedja Montenegro, agente de combate a endemias, o encontro foi enriquecedor. “Tiramos muitas dúvidas. Valeu muito essa parada para esse tipo de capacitações. Foi excelente”, destacou a agente. 
Dentre os conteúdos trabalhados pela palestrante Éllyda Vanessa Gomes, bióloga responsável pelo Controle Vetorial no município, estão o perfil epidemiológico e entomológico do município; noções básicas de epidemiologia; biologia e ecologia do vetor; diretrizes básicas para o controle vetorial; estrutura das ações de controle vetorial; levantamento de índice para o controle vetorial; e indicadores entomológicos e sua interpretação. 
 A capacitação aconteceu em dois locais: no auditório da Regional Curado (3) e no auditório da sede da Prefeitura, em Prazeres.

Reprodução: PORTAL DA PREFEITURA DO JABOATÃO DOS GUARARAPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.