terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Secretaria de Saúde alerta população para evitar a proliferação do mosquito da dengue


Mês de janeiro costuma ser o mês de férias para muitas pessoas, por isso, muita gente acaba se descuidando com a prevenção da proliferação do mosquito da dengue. No entanto, para o Aedes Aegypti não há férias para a contaminação da dengue. Além disso, a temperatura elevada deste período é mais propícia para o desenvolvimento do mosquito. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes alerta a população para o combate contínuo contra a transmissão da dengue.
Nesta sexta-feira (13/01), a Secretaria de Saúde divulgou um estudo que demonstra o índice da presença do mosquito no município. O número se refere à primeira semana de janeiro de 2012. O levantamento foi feito através de visitas em prédios e domicílios, em busca de possíveis focos, onde há presença de acúmulo de água. O estudo indica que a cada 100 imóveis visitados, 3% têm focos de propagação. O indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 1%.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, José Lancart de Lima, a população deve estar atenta para evitar os focos da dengue. “É importante o envolvimento das pessoas, pois detectamos que 82% dos focos estão dentro das casas. Isso em tonéis, jarras, baldes, cisternas, vasos com plantas, entre outros. Ou seja, cada pessoa deve se preocupar com seu território. Fazendo isso, venceremos o mosquito”, lembrou Lancart.
Outro fator que dificulta o combate à dengue é a não permissão da visita dos agentes da dengue. Os dados indicam que a cada 100 imóveis visitados, 25% não permitem o acesso ou estão fechados. “Muita gente ainda não aceita a entrada do agente de combate à endemias na residência e isso só dificulta o nosso trabalho. Pois o agente pode indicar os focos e dar as orientações necessárias”, detalhou o gerente.
O estudo realizado pela Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes ainda indicou os bairros com mais incidência de focos no município. São eles: Jardim Jordão, com 7,7%, Jaboatão Centro e Cavaleiro, com 5,5%, cada. A Secretaria, portanto, vai intensificar o número de visitas dos agentes de combate à endemias nesses bairros.

LEIA MAIS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.