sábado, 24 de julho de 2010

Reportagem

Em reportagem publicada no Jornal do Commercio, o Blog jaboataocontradengue.blogspot.com é citado como importante ferramenta de comunicação. Leiam matéria na íntegra

"Blog ajuda no combate à dengue
Publicado em 24.07.2010
Após registrar 1.594 casos suspeitos da doença, entre eles quatro mortes, Jaboatão dos Guararapes apela para a conscientização por meio da internet

Com 1.594 casos suspeitos de dengue, entre eles quatro mortes, Jaboatão dos Guararapes está recorrendo a ferramentas da internet para conscientizar a população a colaborar com o controle do mosquito transmissor. O município já colocou na rede um blog (jaboataocontradengue.blogspot.com), que passará por atualização, e prepara um site.

“Embora muita gente ainda não tenha acesso à internet, não podemos descartar essa ferramenta interessante”, alega Alexandre Menezes, gerente de Vigilância à Saúde do município. O blog é um canal de comunicação interativo. Por meio dele, o internauta pode denunciar focos de Aedes aegypti, relatar dúvidas e receber orientações. “Fizemos um trabalho com as escolas, estimulando os estudantes a receber informações sobre dengue e a colaborar com as ações”, explica Alexandre Menezes.

Segundo ele, nos bairros de classe média e nos mais populares, a população ignora os cuidados domésticos. “As práticas são as mesmas, independentemente da classe social”, afirma. Daí a necessidade de criar novos métodos para informar, além das mobilizações de rua com a limpeza urbana e da visita rotineira do agente de saúde. A Secretaria de Saúde mantém o contato tradicional por telefone e também um email: denguejaboatao@gmail.com.

Jaboatão dos Guararapes registrou este ano um aumento de 80% nas notificações de doentes suspeitos de dengue. São 655 casos já confirmados de dengue clássica e três da forma hemorrágica. Os bairros mais críticos, em incidência da doença e infestação dos imóveis pelo mosquito, são Prazeres, Cajueiro Seco, Piedade, Candeias e Cavaleiro. Nessas áreas, além da visita domiciliar, a Vigilância Ambiental tem aplicado inseticida para matar mosquito adulto.

A doença atinge também a área rural do município, que engloba Curado, Muribeca e engenhos. Nessa região não há agente de saúde ambiental permanente, situação que a Secretaria de Saúde pretende corrigir com concurso público depois das eleições deste ano. As áreas são visitadas por equipes de outros bairros. “Além dos 270 agentes que atuam no combate à dengue no município, vamos empregar mais 60, para garantir uma cobertura de 100% no território”, explica Alexandre Menezes.

Em Pernambuco há um aumento de 435% na incidência de casos de dengue. De janeiro até o início desta semana, a Secretaria Estadual de Saúde contabilizou 29.614 doentes com sinais de dengue clássica e 223 com sintomas da forma hemorrágica. Três mortes foram confirmadas, todas no Recife, e há 48 suspeitas, sob investigação, de moradores de diferentes regiões. O Estado vem verificando nos últimos 15 dias uma redução nos registros, o que atribui à temperatura."

Fonte: Jornal do Commercio, 24/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.