quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dengue assola países asiáticos e hospitais sofrem com superlotação

Milhares de asiáticos vêm sendo atingidos pela dengue nos últimos meses, pressionando o sistema de saúde e enfatizando a necessidade de uma estratégia de longo prazo para combater a doença potencialmente mortal.
Filipinas, Mianmar, Malásia, Taiwan, Tailândia e Vietnã estão entre os países que testemunharam aumentos significativos na doença transmitida por mosquitos, e Nova Délhi, capital da Índia, sofre com o pior surto de dengue em quase 20 anos.
Os hospitais estão lotados de milhares de pessoas com sintomas como febre alta, vômitos e dores nas articulações em busca de tratamento, disseram especialistas em saúde.
A dengue é a doença tropical que se espalha mais rapidamente no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Epidemias como os atuais casos de dengue têm um impacto significativo nos sistemas de saúde”, afirmou Martin Hibberd, professor de doenças infecciosas emergentes da London School of Hygiene and Tropical Medicine.
“Estes pacientes estão gravemente doentes, com sintomas intensos, e precisam ser tratados rapidamente para evitar complicações”.


Recorde de morte no Brasil

No Brasil, nos oito primeiros meses do ano, o número de mortes causadas pela dengue foi de 693 e já constitui o maior índice anual desde que a doença começou a ser monitorada em detalhes, em 1990. O recorde anterior havia sido atingido em 2013, com 674 mortes.
Ao todo, foram registrados 1.416.179 casos prováveis de dengue no país (casos notificados com exceção dos descartados) até 29 de agosto no país. A incidência média da doença até agora para 2015 no país é de 699 casos por 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.