segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aedes do Bem



Três meses após a soltura do mosquito Aedes Aegypti transgênico, que não pica e nem transmite a dengue, os primeiros testes apontaram que a cada 100 larvas coletadas no bairro Cecap, com maior incidência da doença em Piracicaba (SP), 70 são ovos com genes produzidos em laboratórios, chamados de Aedes do Bem. Os dados foram divulgados no dia 21 de julho pela Prefeitura e Oxitec, empresa responsável pelo projeto. No entanto, os resultados efetivos da redução dos mosquitos transmissores só serão divulgados a partir de outubro.
Desde abril, foram lançados cerca de 8 milhões de insetos transgênicos no bairro Cecap. A liberação dos mosquitos na região deverá ocorrer até março de 2016, segundo a Prefeitura. Através da coleta, é possível saber que 70% das larvas são de Aedes do Bem e morrerão antes de chegar até a fase adulta, mas a administração e a empresa ainda não têm o resultado do número de transmissores que serão eliminados no bairro.
Os técnicos da Oxitec instalaram 20 armadilhas em casas do bairro e, por meio delas, é possível identificar a taxa de cópula. A estratégia consiste em deixar um pote com água e uma paleta, de onde os ovos são coletados para análise, para saber como anda a proporção dos mosquitos modificados e os selvagens. Há ainda outras 95 armadilhas distribuídas no bairro para recolher os ovos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.