quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CARNAVAL RESPONSÁVEL.

Aproveite os dias de folia sem esquecer a prevenção

Se você pensa que carnaval é só diversão, cuidado! Carnaval é momento de diversão, claro, mas deve ser momento de prevenção também. Ou você vai deixar que um mosquito estrague a sua festa ou o seu descanso? Então, se você vai ficar na cidade, curtindo o carnaval de rua ou o espetáculo dos bailes, ou se vai aproveitar os dias de folga para viajar, atenção! Como cuidar da dengue é tarefa de sempre, caia no frevo ou na estrada, mas não esqueça a dengue.
Se for se ausentar de casa faça uma vistoria nas áreas internas e externas, para ter certeza de que o mosquito, ao contrário de você, não vai aproveitar os dias de folia. Comece identificando locais onde a água possa ficar parada. Calhas, declives no terreno e ralos que possam estar entupidos devem ser vistoriados. O mesmo vale para a caixa d’água – cheque se está fechada corretamente – e para os recipientes que possam acumular água – garrafas, potes, latas, pneus e outros objetos que possam armazenar água devem ficar protegidos da chuva.
É importante lembrar que depois da folia temos que continuar com a prevenção, pois essa luta é de todos nós.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sensibilização para os profissionais da saúde


Um encontro para sensibilizar médicos, enfermeiros e profissionais da saúde da gestão municipal sobre o correto manejo clínico para vítimas da dengue foi realizado na tarde desta sexta-feira (10/02), no Portal do Mar, em Piedade. A ação realizada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da secretária da saúde, mobilizou aproximadamente 200 profissionais da área. 
Para a secretária executiva da saúde, Suely Almeida, a capacitação visa reduzir quantitativamente os casos existentes. “É impossível erradicar a dengue. Mas se tivermos o manejo correto e adequado, conseguimos evitar letalidade e identificar com mais velocidade os tipos da doença existentes”, analisou.
 Ainda segundo Sueli, o motivo de preocupação é devido ao fato do aumento de casos em 2012. “Registramos um aumento considerável, se comparado ao mesmo período do ano passado, principalmente os casos do tipo A-4”, afirmou. 
Na ocasião, a coordenadora de vigilância ambiental do município, Elizabeth Jerônimo, apresentou índices animadores. “Nós tiramos de circulação nos meses de junho a julho do ano passado, aproximadamente 50 mil mosquitos aedes aegypti”, destacou. 
Alertar o nosso quadro de assistência ao paciente, proporciona o diagnóstico oportuno logo no início dos sintomas, diminuindo, assim, os riscos dos casos evoluírem para as formas graves e consequentemente virarem óbito”, relatou o gerente de Vigilância Ambiental de Jaboatão, José Lancart.

Mais Informações: Site Prefeitura

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sensibilização de Manejo Clínico da Dengue


CONVITE
     A Coordenação de Vigilância e Controle da Dengue tem o prazer de convidar os profissionais de saúde da rede municipal de saúde para participar da “Sensibilização de Manejo Clínico da Dengue” que será realizada dia 10/02/2012 às 14 horas no Portal do Mar, Rua Severiano Tolentino, 305 - Piedade – Jaboatão (Na Rua da Feijoada do Vavá).

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vigilância epidemiológica de Jaboatão dos Guararapes isola sorotipo 4 da dengue


Dois casos de dengue causados pelo sorotipo 4 foram confirmados em Jaboatão dos Guararapes no mês de janeiro de 2012.
Ambos apresentaram sintomatologia clássica e evoluíram para cura sem maiores complicações.
Vale ressaltar que o sorotipo 4 foi reintroduzido no Brasil em 2011 após cerca de 30 anos sem circulação comprovada.
O isolamento desses casos é consequencia de um sistema de vigilância epidemiológica municipal oportuno que consegue captar e diagnosticar os casos suspeitos no início dos sintomas.
Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Prevenção contra dengue

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. 

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
  "Ou você mata o mosquito, ou o mosquito mata você".


Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.