quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ministério: mortes por dengue caem 25% em 2011 no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira dados da epidemia de dengue no primeiro semestre de 2011. Os índices apresentaram melhoras. O número de mortes caiu 25% em comparação com o mesmo período do ano passado e as notificações de dengue diminuiram 24%, quando os casos considerados graves tiveram redução de 40%. Segundo o ministério, cerca de 90% dos casos de dengue acontecem no primeiro semestre do ano, especialmente no verão, devido a quantidade de chuvas.
Para o enfrentamento da epidemia no verão de 2012, o ministério vai usar o microblog Twitter como forma de detectar em tempo real informações sobre a dengue por região geográfica. Palavras como dengue, hemorragia ou qualquer outro termo que possa ser relacionado à doença para rastrear casos em diferentes regiões do Brasil darão o alerta. O monitoramento por redes sociais começa em novembro deste ano para municípios com mais de 100 mil habitantes. Os alertas serão acompanhados pelo sistema de vigilância em saúde.
"Vamos fazer experiência de monitoramento pelas redes sociais, o que hoje só pode ser feito no momento em municípios com mais de 100 mil habitantes. Primeiro pelo Twitter, e depois vamos expandir para o Facebook. Esse monitoramento vai possibilitar ao gestor ter mais uma fonte de informação", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Outra iniciativa do governo é o incentivo financeiro a 989 municípios para que as ações de combate à epidemia sejam mais efetivas. Para receber o recurso adicional de 20% sobre os piso fixo de vigilância e promoção da saúde, o município deverá apresentar um plano de contingência com detalhamentos das ações a serem desenvolvidas. Ao todo, o adicional deverá chegar à cifra de R$ 90 milhões.
Nos locais com mais casos de mortes, o ministério poderá enviar reforço da Força Nacional de Saúde. Além disso, o governo federal acompanhará mais de perto os estados que apresentarem maior risco de contaminação, além de reuniões com representantes de mais de um estados por região. O Ministério da Saúde promete ainda monitorar, por meio de redes sociais, a situação epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso blog!

Nosso objetivo é que você esclareça todas as suas dúvidas sobre a dengue. Esperamos também a sua colaboração na luta contra o mosquito.